APRESENTAÇÃO


A Faculdade dos Guararapes tem, conforme seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através da preparação de profissionais, com sólida formação humanística e técnico-científica, conscientes do seu papel social e comprometidos com o exercício da cidadania plena.
Para isso, a Instituição investe em um processo de ensino e de aprendizagem que forma os alunos para o atendimento às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar esse objetivo, a Instituição oferece educação superior, integrando ensino, pesquisa em nível de iniciação científica e extensão, visando à formação de sujeitos éticos, empreendedores, comprometidos com o autoconhecimento e com as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas do Estado e da Região, estando cientes, também, das suas responsabilidades ambientais.

NOSSA HISTÓRIA  

A Faculdade dos Guararapes (FG) foi credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.738, de 08/08/2001 e recredenciada pela Portaria nº 1260 de 16/09/2011. A história da Faculdade dos Guararapes é construída com base em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que reflete o seu modus operandi. O amadurecimento progressivo da FG é fruto de uma prática de gestão baseada no planejamento e na avaliação. A interação entre esses dois componentes subsidia a execução de metas e transforma a realidade institucional num processo cíclico e democrático.

Ao longo dos seus 14 anos de existência a Faculdade dos Guararapes já alcança reconhecimento pela sua influência e pela transformação proporcionada no Município de Jaboatão dos Guararapes.

As suas atividades acadêmicas tiveram início, de fato, em março de 2002, a partir da oferta do ensino de graduação, com os cursos de Administração e as suas então habilitações em Análise de Sistemas e Marketing, com o curso de Direito e o curso de Ciência da Computação.

No ano de 2014 foi autorizada uma terceira habilitação para o curso de Administração, a de Administração Hospitalar. Neste mesmo ano com a instituição do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES) por meio da Lei 10.861/04, tem-se um marco regulatório, o qual a Faculdade dos Guararapes reestruturou suas práticas de gestão e autoavaliação, afim de indicar com mais precisão e objetividade os direcionamentos que a gestão deveria adotar. A implantação da Comissão Própria de Avaliação da FG surgiu como consequência desse cenário, passando a entrar em evidência no âmbito institucional.

No ano de 2007 destacam-se dois marcos na instituição. A oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e a chegada da Rede Laureate, Rede Internacional de Universidades. A partir desse momento, vários investimentos passaram a fortalecer a oferta acadêmica dos cursos já existentes, bem como novos cursos foram solicitados ao Ministério da Educação.

Esse período reforçou o crescimento da Faculdade dos Guararapes, sendo notória a evolução e o seu avanço acadêmico, administrativo e de comunicação com a sociedade onde a Instituição está inserida.

A Laureate International Universities é líder global no segmento de Educação que provê acesso ao ensino superior de qualidade em Instituições inovadoras do mundo todo. A rede é formada por mais de 72 instituições espalhadas em todos os continentes, que oferecem cursos presenciais e online.

Em 2008, a FG inicia a oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia, sendo esta uma nova área com demanda crescente em todo o país e especialmente em Pernambuco.

Em 2010, a FG implantou o conceito de Escolas, ou seja, agrupou os Cursos de Graduação e Pós-Graduação da mesma área de conhecimento, com o objetivo de otimização no planejamento acadêmico e administrativo. Os cursos ganham força à medida que compartilham experiências, promovem a interdisciplinaridade entre eles e ganham identidade com um corpo docente melhor integrado. Como Escolas, foram criadas:

1. A Escola de Saúde e Educação
2. A Escola de Negócios
3. A Escola de Engenharias e Tecnologias
4. A Escola de Direito
5. A Escola Turismo e Hospitalidade

 

Atualmente a FG possui um diversificado portfólio de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. São 36 (trinta e seis) cursos de graduação (bacharelados, Cursos Superiores de Tecnologia e Licenciatura) autorizados/reconhecidos por atos autorizativos do Ministério da Educação, e 21 (vinte e um) cursos de pós-graduação lato sensu.

Os programas de formação ofertados pela Faculdade dos Guararapes são norteados pelas políticas institucionais, constantes no PDI. Dentre os pilares norteadores da construção dos projetos pedagógicos dos cursos destacamos a acessibilidade. Os projetos pedagógicos trazem metodologias e estratégias de ensino que alcançam as necessidades dos alunos, seja uma necessidade especial ou não. Para assegurar o cumprimento dessas metodologias e das demais ações de inclusão e acolhimento às diferenças e necessidades especiais a FG instituiu em 2013 o Núcleo de Acessibilidade. Esse setor, com apoio da Direção acadêmica e demais órgãos colegiados elabora políticas de acessibilidade (acessibilidades físicas, acessibilidade metodológica, acessibilidade atitudinal) firmando o compromisso social da Instituição com educação Inclusiva.

 

Além dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a FG oferta também oferta cursos de extensão com objetivo de atender as demandas da sociedade. Esses cursos são ofertados com base nas tendências da contemporaneidade e ganham importância à medida em que ampliam as oportunidades de aperfeiçoamento e complementação da formação profissional e cultural dos alunos.

 

[Voltar]

Faculdade em Jaboatão: R. Comendador José Didier, N° 27, Piedade CEP 54400-160 Jaboatão dos Guararapes - PE
Faculdade em Recife: Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 110. Derby, Recife - PE.
Fone Call Center: (81) 3461-5555 -