APRESENTAÇÃO


A Faculdade dos Guararapes tem por finalidade desenvolver processos de formação de nível superior, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, a prestação de serviços à comunidade, a investigação e a difusão da cultura, da ciência, da tecnologia e das artes.


Criada com o propósito de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, como forma de participar do processo de desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do Estado de Pernambuco, e visando ao bem-estar e à valorização do homem, a Faculdade tem suas iniciativas estruturadas para atender às necessidades da comunidade local.


NOSSA HISTÓRIA

A Faculdade foi autorizada em 2001, pela Portaria Ministerial de nº . 1.738/2001/MEC, objetivando desenvolver a formação de profissionais por meio de cursos e atividades acadêmicas diversificadas, contribuindo para o processo de desenvolvimento sustentável de Jaboatão dos Guararapes e do Estado de Pernambuco. Sua oferta acadêmica teve início em 2002, com os cursos de graduação em Administração (habilitações em Marketing e em Análise de Sistemas), Direito e Ciência de Computação. Em 2004, foi ampliada a oferta, mediante a instalação do Curso de Graduação em Administração Hospitalar.


Tendo à frente a necessidade de consolidar-se como instituição de ensino superior, a Faculdade, de acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, já está com novos cursos na área como saúde, além de cursos superiores de tecnologia. É a continuidade de uma história há pouco iniciada, na qual está presente o componente político, na medida em que são abertas novas possibilidades de ingresso de vários segmentos sociais ao ensino superior.


Desde novembro de 2007, a FG integra a Laureate International Universities a maior rede de universidades do mundo. Isso significa ensino de qualidade internacional, facilidades para o aluno estudar e pesquisar em instituições estrangeiras durante a sua graduação e oportunidades de empregabilidade global, entre outras vantagens.


Com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através de uma formação humanística e técnico-científica, a Faculdade tem o seu Projeto Institucional voltado para a constituição da cidadania do povo pernambucano.


A Faculdade dos Guararapes atua ainda com uma proposta inovadora e direciona os seus serviços de modo a atender a demandas sociais identificadas junto à população, preparando profissionais cidadãos, aptos a contribuírem para o desenvolvimento sustentável do estado.


FOCO EM EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

A Instituição possui o Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa com a função de estimular a produção científica dos professores e alunos, promover encontros institucionais, participar e divulgar eventos locais, nacionais e internacionais, integrando a comunidade acadêmica e criando novos ambientes de estudo. A proposta do ensino de Pós-Graduação em nível lato sensu atende, prioritariamente, a demanda da graduação, ampliando oportunidades de educação continuada.


Os programas de extensão, por sua vez, viabilizam a participação do aluno em atividades voltadas para o social, oportunizando o fortalecimento do ensino, a ampliação de experiências, a melhoria da qualidade de vida e, ao mesmo tempo, contribuem para o fortalecimento da relação instituição/comunidade.


Nesse sentido, e com vistas à prestação de serviços, difusão artístico-cultural e ampliação do conhecimento científico, já estão implantados os seguintes projetos:


  • Atendimento Especializado na Prática Jurídica;
  • Projeto Direito e Cidadania;
  • Alfabetização e Cidadania;
  • Comunidade Cidadã / Formação de Agentes Jurídicos;
  • Ciclo de Palestras e Seminários;
  • FG Soluções - Consultoria;

INCLUSÃO DIGITAL

A extensão desenvolve, ainda, projetos especiais por meio de parcerias com Prefeituras (Recife/Jaboatão) e instituições da comunidade, como Associação das Empresas do Estado de Pernambuco Associados - ASSINPRA, Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, entre outros, com o propósito de divulgar valores voltados para a cidadania.

[Voltar]

Jaboatão: R. Comendador José Didier, N° 27, Piedade CEP 54400-160 Jaboatão dos Guararapes - PE
Recife: Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 110. Derby, Recife - PE.
Fone Call Center: (81) 3461-5555 -